Material Didático 2020 – Ensino Fundamental II – 9º Ano

O Colégio Universidade Brasil fornece aos seus alunos o material didático necessário ao trabalho desenvolvido nas aulas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês e Artes. Os Cadernos elaborados e aprimorados pelos coordenadores de área têm a finalidade de orientar a prática diária em sala de aula. Os Cadernos contêm teoria, exercícios para realização em classe e tarefas diárias de casa.

 

  1. A) Material fornecido ao aluno: Durante o ano letivo, serão distribuídos aos (às) alunos (as):
  • 4 Cadernos das áreas de Arte, História, Geografia e Ciências

ARTE – Entendemos que todas as áreas de conhecimento, incluindo a Arte, são meios para a leitura e a compreensão do mundo. Temos como premissa que, se o trabalho educativo nessa área for desenvolvido sob a luz dos princípios de uma proposta voltada para a interdisciplinaridade entre os elementos verbais, visuais, sonoros, gestuais e afins, contribuirá de forma significativa para materializar condições e alcançar resultados diferenciados nos diversos níveis de aprendizagem. Os cadernos de Arte estão estruturados para atender a esse entendi mento, favorecendo o desenvolvimento das seguintes potencialidades humanas: a percepção, a observação e a imaginação, bem como sua concretização. A abordagem dos cadernos permite que os alunos ampliem seus conhecimentos artísticos por meio da leitura, da contextualização e do fazer artístico, a partir de atividades de aprendizagem organizadas em unidades, subdivididas em módulos.

HISTÓRIA – Os cadernos de História foram elaborados a partir do entrelaçamento dos assuntos relativos à História do Brasil e à História Geral, de acordo com o que se convencionou chamar de História Integrada. São cadernos de leitura e de trabalhos voltados para o uso efetivo do aluno, de maneira a envolvê-lo no processo de conhecimento. Além de fornecerem as informações básicas necessárias para a compreensão dos diferentes assuntos tratados, procuram estimular a atividade de pesquisa e análise de documentos históricos, bem como debates e discussões que levem a um posicionamento crítico do aluno.

GEOGRAFIA – O material de Geografia busca ajudar nossos alunos na leitura da realidade atual, destacando, de um lado, as diferenças nela contidas e, de outro, sua natureza global. Para tanto, o material foi concebido com imagens, mapas, laboratórios e outros materiais de pesquisa que propiciam aos alunos a apreensão de conceitos básicos, necessários para o domínio dos diferentes temas tratados. Os cadernos também incentivam o raciocínio e a reflexão crítica, propondo discussões baseadas em eventos do cotidiano e em informações veiculadas pela mídia, tendo sempre em vista o papel do aluno como agente social e cidadão.

CIÊNCIAS – O material de Ciências foi elaborado com o objetivo de permitir que o aluno tenha uma ampla visão dos assuntos pertinentes à Biologia (Ecologia em especial), à Física e à Química. Além disso, as experiências de laboratório permitem uma melhor compreensão dos assuntos estudados nas aulas teóricas. Em todas as séries existe a preocupação de relacionar a matéria dada com o dia-a-dia do aluno, possibilitando o desenvolvimento do raciocínio lógico e do olhar crítico.

  • 4 Cadernos das áreas de Matemática e Língua Portuguesa

MATEMÁTICA – Os cadernos de Matemática enfocam situações da vida cotidiana, (Matemática Aplicada), tendo como objetivo levar o aluno a apreciar e valorizar a Matemática, ser capaz de resolver problemas, raciocinar, comunicar-se matematicamente e, principalmente, acreditar na sua própria capacidade. Os textos usados são informativos, envolventes e seguem as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que pedem a integração entre a Matemática e as demais disciplinas. Os alunos trabalham também com aulas práticas, que transformam conceitos abstratos em situações concretas, educação financeira e tratamento da informação. O aspecto visual do caderno favorece bastante o aprendizado, além de embelezar e tornar mais atrativo o material.

LÍNGUA PORTUGUESA – O material de Língua Portuguesa foi elaborado tendo como ponto de partida três eixos principais complementares:

  • Desenvolvimento das habilidades comunicativas básicas de expressão oral e escrita. As atividades propostas, tendo o estudo de diversificados e significativos gêneros de texto como fio condutor, devem permitir que o aluno amplie o domínio das estruturas da língua, refine a análise das diferentes situações de comunicação e suas finalidades, tanto para a interpretação como produção de textos;
  • Desenvolvimento do raciocínio lógico. Sendo a observação, a escuta e a leitura habilidades de comunicação, propiciam o contato com diferentes ideias e pontos de vista. Assim, possibilitam o abandono do ponto de vista egocêntrico, permitindo o desenvolvimento do raciocínio reflexivo e da argumentação.
  • Desenvolvimento de reflexão crítica. As atividades propostas também convergem para o objetivo geral do processo educativo, ou seja, desenvolvimento, no aluno, das capacidades de observação, reflexão, discriminação de valores, julgamento e formação de atitudes sociais condizentes com a civilidade, o espírito de cooperação e a ausência de preconceitos.
  • 4 Cadernos da área de Inglês

INGLÊS – O material de Inglês foi elaborado segundo o Communicative Approach, no qual alunos e professores trabalham com o objetivo de promover uma comunicação integrada em língua estrangeira. Buscamos ainda promover a leitura e a interpretação de textos utilizando assuntos pertinentes ao universo da criança e do adolescente. As atividades e os exercícios têm como objetivo a prática dos conteúdos já estudados e também chamar a atenção do aluno para os pontos principais da matéria, fazendo dele um leitor e aprendiz com olhar crítico e construtivo.

  1. B) Material a ser adquirido pelo aluno

Materiais de uso pessoal a serem comprados pelo próprio aluno:

  • transferidor
  • borracha 
  • compasso
  • régua de 30 cm (transparente)
  • esquadros de 45° e 60°
  • tesoura de ponta redonda
  • 1 pasta com elástico (Para guardas as avaliações e trabalhos)
  • 1 dicionário de Português-Inglês / Inglês-Português
  • 1 dicionário de Português
  • 1 jaleco branco para uso no laboratório de ciências
  • 1 pendrive (mínimo de 2GB)
  • 1 caderno de 100 folhas (Matemática)
  • 1 caderno de 100 folhas (Português)
  • 1 caderno de 100 folhas (Ciências)
  • 1 caderno de 100 folhas (Geografia/História)
  • 1 caderno de 100 folhas (Informática/Artes)
  • 1 caderno de 100 folhas (Inglês/Espanhol)

MATERIAL BASICO PARA AULA DE ARTE

  • 1 cola branca liquida
  • 1 caixa de lápis de cor (36 cores)
  • 1 caixa de canetinhas hidrográficas (12 cores)
  • 1 lápis HB ou lapiseira / 1 lápis 6B
  • 1 cola em bastão 
Precisando de ajuda?