Colégio

Missão
Oferecer, de maneira crescente e sustentável, educação contemporânea comprometida com a formação de sujeitos conscientes de que o exercício da cidadania contribui para a melhoria da qualidade de vida.

Visão
Ser um Colégio reconhecido pela qualidade de seu currículo pedagógico, evidenciando o trabalho participativo, com práticas educativas voltadas ao progresso social.

Valores
Difundir valores, que contribuam para a formação de cidadãos protagonistas, éticos, solidários e com consciência crítica.

 

Proposta Pedagógica
O Colégio Universidade Brasil Ltda adota uma Proposta Pedagógica marcada por diferentes fontes de aprendizagens, considerando que o conhecimento é adquirido por meio da interação social e das relações interpessoais.

As questões sociais e contemporâneas são pilares para a prática da interdisciplinaridade, facilitando a contextualização, a diversificação e a apropriação de conteúdo, servindo como base para o desenvolvendo de habilidades e competências, que incentivam o protagonismo do aluno, conduzindo-o à novas descobertas, novos sentidos no conhecimento, aprimorando seu pensamento crítico e argumentativo, que são alicerces para a conscientização de seus direitos e deveres,  promovendo assim, uma constante interação,  princípio fundamental consolidado pela Lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB)


Diretora Pedagógica:

Claudenice Ribeiro dos Santos Almeida
Currículo Lattes | Apresentação

 

Formando Gerações

Buscando ampliar e solidificar conhecimentos, o Colégio Universidade Brasil Ltda em parceria com a Universidade Brasil, vem inovando a cada dia a forma de ministrar conteúdos.

 

INGLÊS
No Fundamental I as atividades têm por objetivo despertar o interesse e a simpatia pelo idioma estrangeiro utilizando recursos divertidos e estimulantes como música, teatro de fantoches, jogos, brincadeiras, pequenas dramatizações e outras ferramentas que incentivem a verbalização. No Fundamental II e Médio o aprimoramento nos estudos prepara para o sucesso no ENEM.

MÚSICA
A música está presente em todo momento em nossa escola, mas nas aulas específicas o Fundamental I vive experiências sonoras, tendo contato com instrumentos musicais, integrando-se ao trabalho pedagógico criando um ambiente alegre e prazeroso.

EDUCAÇÃO FÍSICA
Os alunos têm um espaço dedicado à cultura corporal e suas possibilidades, vivendo diferentes linguagens como a do jogo, da dança, da ginástica, dos esportes. Adquirem o domínio do controle corporal, por meio do movimento, a noção de espaço e tempo, melhoram o desempenho em atividades de força, resistência, flexibilidade e velocidade além de cooperar em atividades de grupo. Um grande diferencial são nossas aulas teóricas que são desenvolvidas no laboratório de anatomia e sala de aula, pois o estudo prático de observação em “peças” e a esqueletos faz com que as ilustrações tomem forma e adquiram significado real no cotidiano escolar.

QUADRA POLIESPORTIVA
Faz parte de nosso espaço físico uma quadra poliesportiva coberta, onde são desenvolvidas várias modalidades esportivas / educativas de acordo com a faixa etária.

SALA DE EXPRESSÃO CORPORAL (SALA DE DANÇA).
As atividades propostas neste ambiente propiciam entender os limites do próprio corpo. Uma exploração sensorial relacionada ao desenvolvimento psicológico, essencial para se perceba como alguém autônomo e com domínio de si. Essas atividades são uma oportunidade do aluno se enxergar por inteiro e exercitar o uso competente do corpo.

NOSSA METODOLOGIA DE ENSINO ENVOLVE PARCERIA COM A UNIVERSIDADE BRASIL PROPICIANDO, ASSIM, DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EM SALAS AMBIENTES E LABORATÓRIOS COM O OBJETIVO DE UTILIZAR RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS ESPECÍFICOS, OFERECENDO AO ALUNO UMA MAIOR DIVERSIDADE DE RECURSOS E MATERIAS PARA ILUSTRAÇÃO E ENRIQUECIMENTO DAS AULAS.

LABORATÓRIO DE ARTES e LABORATÓRIO DE DESENHO
As atividades, na Sala de Artes, possibilitam os alunos entrarem em contato com um universo mágico. De forma lúdica e experimental, trabalha-se temas culturais e projetos específicos condizentes a cada faixa etária onde seja proporcionado a autodescoberta

LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO
Com o apoio do curso de Nutrição os alunos são orientados sobre o valor nutricional dos alimentos dos alimentos e assim tomam consciência sobre os efeitos que os alimentos produzem em nosso organismo.

LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA
Sob olhar atento nos microscópios os alunos estudam parasitologia orientados pelo curso de Veterinária.

 

Ensino Fundamental  – 1º ao 5º ano

O Ensino Fundamental, séries iniciais do Colégio Universidade Brasil, direciona a aprendizagem em um ambiente mediado por informações, em que o aluno é conduzido a elaborar a construção do conhecimento.

Nesta etapa, inicia-se a formalização do processo da aprendizagem: noções conceituais surgem para explicar o mundo, conteúdos acadêmicos são apresentados gradualmente para colaborar na construção de conceitos que devem ser incorporados ao repertório intelectual do aluno.

Em nossos projetos, proporcionamos uma dinâmica de ensino que favoreça o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas, adotando atitudes de respeito às diferenças entre as pessoas, solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações , valorizando o diálogo como forma de explicar as ideias,os conflitos e a tomada de decisões individuais e coletivas.

 

Ensino Fundamental  – 6º ao 9º ano

Nesse momento educativo do estudante, a meta é desenvolver, de forma equilibrada, conhecimentos que ampliem sua visão e faça com que o aluno consiga interagir com as questões sociais e culturais. Dessa forma, as propostas de atividades individuais e/ou coletivas, desenvolvidas, têm por objetivo direcionar o aluno a pensar, questionar, discutir, argumentar, buscar soluções, intervir em múltiplas realidades, a fim de atuar na sociedade com senso crítico.

 

Ensino Médio

O Ensino Médio completa o processo da Educação Básica, destacando o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico permitindo aos alunos consolidar neste segmento sua atuação no mundo social, acadêmico e profissional.

Na perspectiva acadêmica, busca-se aprimorar o raciocínio abstrato direcionando os alunos com mais rigor aos paradigmas científicos, subsidiando o ingresso e permanência consciente no Ensino Superior.

Na perspectiva profissional, destaca-se a reflexão e a análise sobre a complexidade das relações de trabalho no mundo atual, proporcionando a discussão de variações que determinam as escolas de carreiras e a criação de diferentes trajetórias profissionais.

Nesta fase temos como objetivo:

– elaborar e aplicar projetos com as demandas atuais: conectividade, interpretação da realidade, ousadia investigativa, trabalho em equipe e exploração das habilidades individuais.

– propiciar ao aluno o contato mais amplo possível com todas as áreas do conhecimento e, assim, formar um cidadão responsável e capaz de solucionar problemas utilizando as ferramentas adquiridas com a aprendizagem na escola.

– Estimular a participar de todos os simulados de ENEM e internos- Objetivo (como treineiros a partir do 1º ano).